«Declarem os vossos municípios e regiões Zonas de Liberdade LGBTIQ» é o apelo dos socialistas europeus antes do mês do Orgulho LGBTIQ

Em março de 2021, o Parlamento Europeu proclamou a União Europeia Zona de Liberdade para as pessoas LGBTIQ. Para que ela se concretize, também há que aplicar esta decisão política importante a nível local e regional.

Antes do início do mês do Orgulho LGBTIQ, o Grupo do PSE no Comité das Regiões Europeu, juntamente com a rede Rainbow Rose e o Partido Socialista Europeu, convida todos os municípios e regiões a declararem-se Zonas de Liberdade LGBTIQ, à semelhança do município de Lisboa, o primeiro município europeu a assumir-se como Zona de Liberdade LGBTIQ após a resolução do Parlamento Europeu.

Christophe Rouillon, presidente do Grupo do PSE no Comité das Regiões Europeu e presidente do município de Coulaines, França, declarou:

«O Parlamento Europeu mostrou liderança política ao proclamar a UE Zona de Liberdade para as pessoas LGBTIQ. Agora, todos os municípios e regiões da Europa têm de agir em conjunto. Mais de 100 regiões, distritos e municípios na Polónia adotaram resoluções declarando-se “zonas livres de LGBTIQ”. Esperamos que, no mês do Orgulho LGBTIQ, pelo menos mais 100 municípios e regiões adiram à nossa campanha para mostrar o seu apoio às pessoas LGBTIQ, promovendo e protegendo os seus direitos. Não podemos calar-nos perante a discriminação e a violência. Ser um município de liberdade para as pessoas LGBTIQ significa ser um município de liberdade para todos.»

Camila Garfias, presidente da rede Rainbow Rose, acrescentou:

«Nunca é demais salientar a importância destas ações. As pessoas LGBTIQ vivem nos seus municípios e regiões, onde fazem as suas vidas e onde, infelizmente, muitas delas continuam a ser vítimas de discriminação. Mostrar que defendemos os direitos humanos e a igualdade enquanto presidentes dos nossos municípios e dirigentes das nossas regiões é uma forma muito importante de apoiar a comunidade LGBTIQ, e muito necessária para tornar toda a Europa numa Zona de Liberdade. Congratulo-me por vários municípios já se terem assumido oficialmente como Zonas de Liberdade e espero que se sigam muitos mais. Juntos mostraremos que, independentemente de quem amem, a Europa ama-vos.»

Fernando Medina, presidente da câmara de Lisboa, Portugal, e membro do Grupo do PSE, afirmou:

«É com grande entusiasmo que Lisboa adere à campanha das Zonas de Liberdade LGBTIQ. A felicidade não significa o mesmo para todos. As ameaças aos direitos das pessoas LGBTIQ são também ameaças à cultura de tolerância que define a Europa. Foi por estas razões que passámos à ação em março deste ano. A Assembleia Municipal aprovou uma declaração segundo a qual Lisboa é uma Zona de Liberdade LGBTIQ, defendendo os direitos das pessoas LGBTIQ e definindo o tipo de sociedade que ambicionamos. Esperamos que mais presidentes de município sigam o nosso exemplo e instamos toda a Europa a construir uma sociedade que reforce a liberdade e o respeito por todos os cidadãos.»

Notas ao editor:

  • Pode consultar o sítio Web da campanha #LoveWhereILive, incluindo o projeto de declaração para as assembleias municipais e regionais em 24 línguas da EU, aqui.
  • Pode consultar a entrevista com Fernando Medina, presidente da câmara de Lisboa, explicando o que a sua Assembleia Municipal fez pelas pessoas LGBTIQ, aqui. Hiperligação para descarregar o vídeo em HD.

 

Share

Get updates in your mailbox

By clicking "Subscribe" I confirm I have read and agree to the Privacy Policy.

About PES Group in the European Committee of the Regions

The Group of the Party of European Socialists (PES Group) in the European Committee of the Regions is a political group that brings together social democratic and progressive locally and regionally elected politicians from across the European Union. The Group aims at taking forward a progressive European vision with solidarity, sustainability, as well as social and territorial cohesion at its core.

Contact

Rue Belliard 101 B-1040 Brussels Belgium

+32 2 282 22 23

pes-group@cor.europa.eu

pes.cor.europa.eu